Avaliação

No iVirgolim a avaliação pode ser feita em qualquer idade, levando em conta as características específicas do indivíduo, atreladas aos objetivos pretendidos. Em todos os casos, avaliação é realizada em sessões presenciais individuais com o cliente para a investigação do potencial cognitivo, afetivo e social. O ambiente de chácara, junto à natureza, favorece a investigação das múltiplas inteligências, desvinculadas do ambiente tradicional de consultório. O número de sessões depende do ritmo e velocidade cognitiva de cada pessoa, assim como do seu interesse e motivação em realizar as atividades demandadas. Ao final do processo avaliativo é produzido um Laudo, entregue em sessão devolutiva, contendo recomendações quanto às áreas de força e intervenções específicas para as áreas de fraqueza ou desvantagem.

 

Avaliação precoce: bebês até 5 anos.

Essa avaliação é realizada em conjunto com um neuropsicólogo e um neuropsicopedagogo, que irão avaliar as formas com que a criança brinca, fala, aprende e interage com os outros, levando em conta os aspectos biológicos, psicológicos e emocionais do seu desenvolvimento, dentro do seu contexto familiar e social. As precocidades serão avaliadas em demandas cognitivas, envolvendo atividades e situações lúdicas adequadas ao estágio de desenvolvimento da criança. Testes psicométricos poderão ser aplicados a partir dos 2 anos e meio; escalas, questionários, relatórios externos, fotos e vídeos da criança em situações de aprendizagem são integrados às observações clínicas, de forma a substanciar, quantitativa e qualitativamente, o processo avaliativo. 

 

Avaliação da primeira infância (6 a 12 anos) e adultos.

Essa avaliação é realizada por um neuropsicólogo, com a finalidade trazer os resultados da avaliação psicológica, psicométrica e neuropsicológica na investigação de altas habilidades e superdotação. O objetivo é evidenciar os aspectos de competências e habilidades do indivíduo em questão, ressaltando suas potencialidades e os aspectos positivos de seu desenvolvimento neuropsicológico. Três funções principais são avaliadas: Funções cognitivas (a forma com que o indivíduo capta e compreende informações, interage com o meio e resolve problemas; engloba testes de QI, maturidade cognitiva e criatividade); funções executivas (a forma com que o indivíduo direciona seus comportamentos e estabelece estratégias para alcançar os objetivos desejados e resolver problemas; engloba testes de memória, atenção, planejamento, linguagem, flexibilidade de pensamento, percepção visuomotora, auditiva, entre outros); e funções conativas, que dizem respeito à motivação, às emoções, ao temperamento, à personalidade e às habilidades sociais do indivíduo. Testes complementares podem ser adicionados para investigação de dupla condição (AH com TDAH, TEA, TOD e outros transtornos) e triangulados com a aplicação de escalas de características, checklists, jogos pedagógicos e atividades criativas (avaliação qualitativa); e ainda com dados obtidos em outros contextos (família; escola; clínicas; e outros profissionais). Os resultados são analisados à luz das modernas teorias sobre altas habilidades apontadas na literatura (especialmente a de Renzulli & Reis). Encaminhamentos serão feitos quanto às possíveis áreas de fragilidade e, se pertinente, recomendações quanto ao ensino formal.

Enriquecimento (Estimulação)

O iVirgolim oferece às pessoas com AH a oportunidade de desenvolverem seus potenciais, participando tanto de atividades individuais quanto de grupo. O enriquecimento pressupõe o fornecimento de uma variedade de experiências de aprendizagem enriquecedoras que estimulem o potencial dos alunos e que normalmente não são apresentadas no currículo regular; e objetivam tornar  o  processo  educativo o mais individualizado possível, sem perder de vista parâmetros como as exigências  do  sistema  de  ensino  e  as  necessidades  sócio-afetivas  do  aluno. As atividades de enriquecimento estão baseadas no Modelo Triádico de Renzulli e Reis e compreendem três tipos:
  1. O Enriquecimento Escolar do Tipo I tem como objetivo principal ampliar os horizontes e interesses dos alunos, expondo-os a uma grande variedade de disciplinas, tópicos, pessoas, lugares, eventos, ocupações e passatempos. Com esta abordagem pretende-se: 
  •  Dar oportunidade aos alunos de participarem de alguma experiência de enriquecimento curricular que seja de seu real interesse;
  •  Enriquecer a vida dos estudantes através de experiências que usualmente não fazem parte do currículo da escola regular, e 
  •  Estimular novos interesses que possam levar o aluno a aprofundá-los em atividades criativas e produtivas posteriores (Tipo III).
      2. O Enriquecimento Escolar do Tipo II consiste de técnicas, materiais instrucionais e métodos designados para se promover o desenvolvimento dos processos de pensamento de nível superior; habilidades específicas de como conduzir pesquisas e utilizar referências, e processos relacionados ao desenvolvimento pessoal, afetivo e social do aluno. Especial atenção é dada à estimulação socioemocional, com atividades organizadas, individualmente ou em grupo, para o fortalecimento do autoconceito positivo e da autoestima, da identidade superdotada, da resiliência, do amor e da cooperação, desenvolvimento de valores morais e sociais, etc. As atividades de enriquecimento de Tipo II têm como objetivo: 
  • desenvolver nos alunos as habilidades gerais de pensamento crítico, resolução de problemas e pensamento criativo; 
  • desenvolver uma  grande  variedade  de  aprendizagens  específicas  de  “como  fazer”,  tais  como  tomar notas, entrevistar, classificar e analisar dados, tirar conclusões etc., necessárias ao processo científico; 
  • desenvolver habilidades avançadas para a aprendizagem de materiais de referência, tais como resumos, catálogos, registros, guias, programas de computador, Internet, etc.,  
  • desenvolver habilidades de comunicação escrita, oral e visual, a fim de que a produção do aluno tenha maior impacto sobre determinadas audiências; desenvolver os processos afetivos, sociais e morais, tais como sentir, apreciar, valorizar, respeitar.
3. As atividades de Enriquecimento  do  Tipo  III  são  planejadas  para  o  aluno  que demonstra um grande interesse em estudar com maior profundidade uma área do conhecimento; que esteja pronto para dedicar grande parte do seu tempo para a aquisição de um conteúdo mais avançado, e que queira participar de um processo de treinamento mais complexo, no qual assume o papel de aprendiz em primeira-mão. Assim sendo, entre as metas das atividades de Enriquecimento de Tipo III, destacam-se a oportunidade para que o aluno possa: 
  • aplicar seus interesses, conhecimentos, ideias criativas e motivação em um problema ou área de estudo de sua escolha; 
  • adquirir um conhecimento avançado a respeito do conteúdo e metodologia próprios a uma disciplina,  área  de  expressão  artística  ou  estudos  interdisciplinares  em  particular; 
  • desenvolver produtos autênticos, com o objetivo de produzir determinado impacto em uma  audiência  pré-selecionada;  
  • desenvolver habilidades de  planejamento,  organização,  utilização  de  recursos,  gerenciamento  de  tempo,  tomada  de  decisões  e  autoavaliação,  e  
  • desenvolver motivação/envolvimento com  a  tarefa,  autoconfiança e sentimentos de realização criativa, e habilidade de interagir efetivamente com outros alunos, professores e pessoas com níveis avançados de interesse e conhecimento em uma área comum de envolvimento.
As atividades de enriquecimento oferecidas pelo iVirgolim compreendem, entre outras: 
  • Provisão de atividades com o aluno dentro da área de interesse, tanto de forma individual quanto em grupo; desenvolvimento de projetos com investigação científica de problemas reais para uma audiência real (Enriquecimento dos Tipos 2 e 3); trabalho de enriquecimento escolar, com maior abrangência e aprofundamento 
  • grupos de estimulação das funções cognitivas (inteligência, criatividade e motivação) 
  • oficinas de criatividade (habilidades de pensamento criativo); 
  • estimulação de funções executivas (atenção, memória, planejamento, flexibilidade de pensamento, controle inibitório etc) por meio de jogos e atividades de cunho pedagógico (bebês, crianças, jovens, adultos e idosos);
  • oficinas acadêmicas: xadrez; biologia, matemática, astronomia, química, linguagens, idiomas; escrita criativa; 
  • oficinas artísticas: artes plásticas, dança, música, teatro, fotografia, cinema, vídeo, artesanato; maquiagem artística;
  • espaço maker: artesanato, criações livres com sucata, montagens, maquetes, esculturas etc; 
  • reciclagem e brincadeiras sustentáveis; jogos cooperativos; brincadeiras ecológicas; ludicidade; jogos com sucatas; 
  • oficinas tecnológicas: legos educativos, robótica, animação, games;
Atividades de interface nas Oficinas e Eventos: O iVirgolim oferece oficinas específicas e pontuais durante a semana, que podem abranger diversas atividades de Enriquecimento (dos Tipos 1, 2 ou 3), tanto para os alunos identificados quanto para seus familiares; e também Eventos comemorativos para a comunidade, com a finalidade de trazer visibilidade para as atividades do iVirgolim. Dentre as oficinas destacam-se:
    1. oficina de criatividade; ludicidade e criatividade;
    2. oficina científica de nutrição;
    3. campeonatos de xadrez; de matemática; de redação; clube do livro;
    4. acampamento; observação noturna de astros com o uso de telescópio; observação da natureza com o uso de microscópio; 
    5. escrita criativa; lettering; scrapbook; 
    6. costura, patchwork, bordado, macramê;
    7. ateliê de artes: pintura; desenho; caricatura; argila; mosaico;
    8. fotografia; animação; cinema;
    9. música; musicalização infantil; 
    10. teatro; dança; mímica; maquiagem artística;
    11. Yoga; tai-chi-chuan; meditação;
    12. capoeira; tae-ken-do; futebol; basquete;
    13. educação ambiental; jogos cooperativos; hortas e produção de mudas; reciclagem; minhocário; compostagem;
    14. jogos com sucata;
    15. escrita criativa e literárias;
    16. nutrição integrativa; gastronomia;
    17. oficina de profissões para adolescentes;
    18. oficinas de idiomas;
e muitas outras.

Intervenção

Alunos com Altas Habilidades e Superdotação e também os que apresentam dupla condição (AH e TEA; AH e TDAH; AH e dificuldades de Aprendizagem etc) precisam, muitas vezes, de aprimoramento de habilidades e funções executivas que se estabelecem como áreas de fraqueza e que exigem atenção, a fim de que não tragam impacto negativo no desenvolvimento dos potenciais do indivíduo. A intervenção envolve a prática guiada de tarefas com objetivo de aumentar, manter ou desenvolver funções cognitivas específicas, como atenção, memória, controle inibitório, planejamento, flexibilidade de pensamento, regulação de emoções e outras. Inclui ainda:
  1.  psicoterapia individual ou em grupo; 
  2. terapia familiar;
  3. coaching para adultos;
  4. intervenção e reabilitação cognitiva;
  5. terapia de base comportamental (TCC) e ABA na dupla condição de AH e TEA
  6. estimulação psicopedagógica;
  7. acompanhamento escolar psicopedagógico para crianças e adolescentes;
  8. intervenção para psicomotricidade fina e grossa; 
  9. intervenção nos transtornos de neurodesenvolvimento (de aprendizagem, da linguagem, da alfabetização); alfabetização com movimento; 
  10. terapia nutricional para seletividade alimentar; 
  11. vivência terapêutica com elementos da natureza (por exemplo cultivo da agrofloresta, horta, jardinagem; trilha senso-perceptiva; banho de floresta); nutrição integrativa; agricultura familiar;
e outras.
Atividades de interface na Intervenção: 
  1. Plano de Ensino Individualizado (PEI): Embora a legislação brasileira (LDB 9394/96) preconize que as escolas devam diferenciar o currículo para os alunos da Educação Especial, muitas delas não o fazem. O iVirgolim preenche esta lacuna, oferecendo aos pais a possibilidade de trabalhar junto à escola, com a participação da família e do aluno na confecção do PEI. Além disso, o iVirgolim oferece acompanhamento bimestral do aluno com visita à escola, certificando-se de que o Plano está sendo cumprido e ajustado conforme a demanda.
  2. Avaliação Diagnóstica: Este serviço é oferecido pelo pedagogo quando o aluno necessita de aceleração de estudos (mudança de série). Inicialmente é feita uma avaliação das áreas curriculares que o aluno domina, em relação ao ano escolar em curso. São analisadas as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os pré-requisitos exigidos pela escola para o ano escolar pretendido. Um projeto é então delineado, em parceria com a escola, trabalhando-se com a compactação do currículo, vivências e avaliação da aprendizagem em cada disciplina. O relatório final fundamenta as habilidades da criança para o ano pretendido. Apoio psicológico e escolar são oferecidos durante e após o processo.
  3. Supervisão e organização escolar: este serviço é oferecido pelo pedagogo diretamente ao aluno, dando suporte para a organização da agenda de estudos, elaboração de estratégias individuais de aprendizagem, formação do hábito de estudo e supervisão escolar.  
  4. Orientação parental: Este serviço pode ser oferecido tanto pelos psicólogos quanto pelos psicopedagogos clínicos do iVirgolim, com o intuito de oferecer apoio aos pais na educação dos seus filhos superdotados; na organização familiar; nas questões de relacionamento familiar e rivalidade entre irmãos; na imposição de limites adequados; na escolha da escola; na estimulação cognitiva de bebês; no processo de alfabetização; na comunicação não-violenta; nas questões de sexualidade e gênero; na estimulação cognitiva na dupla condição; e ainda nas questões nutricionais e seletividade alimentar.
  5. Orientação vocacional: Serviço oferecido por psicólogos para adolescentes e adultos, que envolve: testes psicométricos, jogos, atividades psicodramáticas; grupos de discussão sobre profissões; oportunidades de estágio e emprego; e intercâmbio dentro e fora do país.  
  6. Mentoria: Serviço oferecido por profissionais especializados e qualificados dentro da área de interesse da criança, adolescente ou adulto, com vistas ao desenvolvimento aprofundado da área de interesse e expertise. Uma ampla rede de apoio é utilizada para essa indicação. 
  7. Coaching: Serviço oferecido por profissionais de áreas diversas, como de   psicologia, administração, gestão de pessoas, neurociência, recursos humanos, planejamento estratégico, podendo ser oferecido para adolescentes e adultos. 
  8. A metodologia visa a conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual, financeiro e em transição de carreira. O processo de Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar crenças limitantes, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.
  9. Enriquecimento cognitivo para idosos: Este serviço é oferecido por psicólogos e psicopedagogos clínicos do iVirgolim, com o intuito de oferecer oportunidades para os idosos desenvolverem seus talentos em áreas artísticas e acadêmicas, com estimulação dos potenciais de forma individual ou em pequenos grupos. 

Acompanhamento Escolar

Consultoria de Carreira

Consultoria de Carreira em Grupo: 

É um processo de orientação EM GRUPO para quem deseja migrar para uma carreira mais promissora e satisfatória para si.

Consultoria de Carreira Individual: 

É um processo de orientação EXCLUSIVO E PERSONALIZADO para quem deseja migrar para uma carreira mais promissora e satisfatória para si e deseja realizar o processo individualmente.

Capacitação

Este serviço é oferecido em forma de cursos de capacitação, por meio dos programas para pais, profissionais da saúde e da educação e adultos; em consultorias, supervisão e orientação a diversos segmentos da sociedade. Além disso, todos os profissionais do iVirgolim recebem capacitação continuada em serviço.
    • Cursos: PIPoCAS (Programa de Incentivo ao Potencial Criador do Indivíduo Superdotado); PAPaiS (Programa de Apoio aos Pais de Superdotados); PIPAS (Programa de Incentivo ao Potencial do Adulto Superdotado)
    • Orientação às escolas: Capacitação para professores no ambiente de trabalho; Palestras; Planejamento e consultoria para a implementação de salas de recursos para AH/SD baseadas no Modelo Escolar de Renzulli & Reis; aplicação da metodologia do iVirgolim. 
    • Orientação às universidades: Palestras; Consultoria para implementação de serviços no ensino Superior; acompanhamento de alunos superdotados junto aos cursos; Mentoria individual para alunos de graduação com AH/SD; Co-orientação de alunos em cursos de mestrado, doutorado e especialização na área de Educação Especial, com enfoque nas AH/SD. 
    • Supervisão: assessoria e supervisão em estudos de casos; orientação para a escrita de relatórios psicopedagógicos e laudos psicológicos. Indicação de materiais, leituras, sites e recursos digitais para as Altas Habilidades e Superdotação.
    • Consultoria: assessoria para órgãos do governo, ONGs e outras entidades que desejam capacitar profissionais e implementar programas específicos na área da superdotação