Quem Somos

Instituto Virgolim para Altas Habilidades e Superdotação

 

 

Cenário Descritivo

O foco do Instituto Virgolim é a identificação e o atendimento de crianças e jovens com superdotação, retirando-os de uma invisibilidade imposta pelo desconhecimento da sociedade. Assim, seus objetivos são propiciar a estimulação e o desenvolvimento global das altas habilidades, da motivação e da criatividade, por meio de atividades pedagógicas e terapêuticas realizadas em um ambiente próximo à natureza, sem as paredes dos consultórios tradicionais, de forma a favorecer a saúde mental de seus clientes, e atuar como promotor da felicidade e das relações humanas harmoniosas e seguras.

Ao identificar, enriquecer e trabalhar os potenciais de crianças e jovens; ao prover a cada aluno as oportunidades, recursos e encorajamento necessários para atingirem o seu potencial máximo; e ao chamar a atenção da sociedade para as necessidades especiais e habilidades diferenciadas desta população, promovendo ações em nível nacional e internacional, o Instituto Virgolim visa colaborar para o engrandecimento da nossa comunidade; para o aumento do número de potenciais que podem  influenciar na modernização da sociedade; para a formação dos líderes e profissionais talentosos e criativos de amanhã; e para a promoção saúde mental destes indivíduos.

 

Como nasceu o iVirgolim e para que ele serve?

 

O Instituto Virgolim é um centro de estimulação e desenvolvimento de crianças e adolescentes com Altas Habilidades e Superdotação. A ideia do Instituto surgiu quando sua fundadora, a Dra. Angela Virgolim, aposentou-se, depois de 30 anos como professora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e de uma longa carreira dedicada ao estudo e pesquisa das Altas Habilidades e Superdotação. Ideia lançada, a ela se juntaram várias de suas ex-alunas, que hoje fazem parte da equipe multidisciplinar do iVirgolim.

 

A base do trabalho no iVirgolim gira em torno do acolhimento das crianças e adolescentes, da identificação de suas potencialidades e da estimulação desse potencial. Além disso, existe todo um suporte psicológico para as crianças e seus pais, envolvendo toda a família, a escola e a comunidade. O foco do Instituto é trazer a autorrealização para as crianças e adolescentes com Altas Habilidades.

 

A Superdotação é algo ainda nebuloso para muitos pais e educadores que, por não saberem reconhecer essas características na criança ou adolescente, e por deixar de dar as oportunidades adequadas nos momentos mais propícios ao seu desenvolvimento, podem prejudicar o seu desenvolvimento intelectual e psicossocial, inclusive com a possibilidade de desencadear quadros de ansiedade, depressão e menos valia.

 

Esse desconhecimento sobre as Altas Habilidades pode se tornar um transtorno para as famílias, que sofrem com o talento desperdiçado e enfrentam a desmotivação ou mesmo a infelicidade da criança ou adolescente.

 

Além do desconhecimento dos pais, grande parte das escolas brasileiras, sejam particulares ou públicas, não estão preparadas para acolher crianças e adolescentes com Altas Habilidades. Por mais que existam Leis específicas para isso, a falta de instrução e conhecimento faz com que o Brasil desperdice grandes mentes todos os dias. Uma criança ou adolescente com Superdotação necessita de um Plano de Ensino Individualizado, para que suas potencialidades possam ser desenvolvidas de forma coerente e que ela se sinta estimulada e feliz.

 

Quando isso não existe, a criança ou adolescente tende a se desinteressar pelos conteúdos e pelo ambiente escolar; pode tornar-se alvo para o bullying; pode esconder os seus talentos, isolar-se socialmente e vivenciar a ansiedade e a infelicidade. 

 

O Instituto Virgolim existe justamente para isso: acolher essas crianças e adolescentes com Altas Habilidades, identificar suas potencialidades e estimulá-las em um programa de desenvolvimento, na intenção de atingir seu potencial máximo e cativar a sua felicidade.

 

Todo esse trabalho é desenvolvido com uma equipe transdisciplinar que, além de potencializar, trabalha os diversos aspectos psicológicos, pedagógicos, sociais e afetivos das crianças e adolescentes. Além disso, o Instituto também presta serviço junto às escolas, orientando, treinando e enriquecendo o Currículo Escolar para acolher crianças e adolescentes com Superdotação.

 

É importante lembrar que o Instituto Virgolim não é uma escola e tampouco uma clínica. É um centro de identificação e estimulação, que atua como uma interface entre a criança ou adolescente com Superdotação e a escola, a família e a sociedade. Muito mais do que simples atividades extracurriculares, o iVirgolim visa o conhecimento pleno da identidade superdotada, acentuando o pertencimento, os afetos, os recursos e a inclusão social.

Sobre a Dra. Angela Virgolim

 

Angela Virgolim é mineira, nascida em Araxá. É casada com Eduardo Virgolim e tem 4 filhos e 3 netos. Graduou-se me Psicologia em 1988 pela Universidade de Brasília, onde também fez seu mestrado sob a orientação da profa. Dra. Eunice Soriano de Alencar. Foi professora adjunta do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento e do Departamento de Processos Básicos do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, onde lecionou por 30 anos, ocupando cargos de coordenação e chefia. 

 

No final dos anos 90 fez um doutorado-sanduíche na Universidade de Connecticut (Uconn), campus de Storrs, nos Estados Unidos, lá se especializando em Psicologia da Superdotação pelo National Research Center on Gifted and Talented, centro dirigido pelo Dr. Joseph Renzulli (hoje denominado Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development). À convite do Dr. Renzulli e da Dra. Sally Reis, transferiu seu doutorado iniciado no Brasil para a Uconn, onde obteve seu PhD em Psicologia Educacional sob a orientação da Dra. Jean Gubbins em 2005. 

 

De volta ao Brasil, foi sócia fundadora e primeira presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação – ConBraSD, ONG que se tornou a maior referência Nacional na área. Ocupou cargos na Comissão Técnica e como Editora Chefe da Revista Brasileira de Altas Habilidades/ Superdotação, voltando à presidência em 2019-2020. Participou da criação dos primeiros Núcleos de Atividades para Altas Habilidades – NAAH/S, com recursos destinados pelo MEC, em parceria com a UNESCO, para a produção de livros e cursos na área e apoio ao primeiro Encontro Nacional do ConBraSD em Brasília. Fez seu pós-doutorado em Avaliação Psicológica pelo Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas da PUC-Campinas, sob a orientação da profa. Dra. Solange Wechsler.

 

Sua extensa produção bibliográfica compreende livros, artigos, verbetes, traduções e adaptações de instrumentos, versando sobre temas relacionados à inteligência, motivação, criatividade e superdotação. Recebeu o Prêmio Jabuti 2015 na categoria Educação e Pedagogia pela obra “Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade”, da Ed. Papirus, organizada em conjunto com a Dra. Elizabete Konkiewitz.  

Recentemente se aposentou e fundou o Instituto Virgolim para Altas Habilidades e Superdotação, juntamente com sua filha Michelle Virgolim e seu irmão, Rubens Fontes.

           

A PEDAGOGIA DA FELICIDADE

Orientados por nossa missão, entendemos que crianças e adolescentes felizes aprendem melhor. Essa é uma máxima aqui no Instituto Virgolim, principalmente EM se tratando de Altas Habilidades e Superdotação.A relação da felicidade e da aprendizagem vai desde as reações químicas no cérebro, como nos ensina a neuropsicologia, até os preceitos dos maiores pesquisadores da pedagogia e da Psicologia, como Joseph Renzulli, Howard Gardner, Robert Sternberg e Martin Seligman. Mihaly Csikszentmihalyi, influente psicólogo croata, defende a ideia do “fluir”, um estado no qual as pessoas se mergulham em uma atividade de tal maneira prazerosa, que dela não querem sair. A felicidade é, diz ele, um estado que precisa ser preparado, cultivado e defendido por nós. Quando vivenciamos experiências dentro da nossa área de interesse e de nossas potencialidades, quando mergulhamos na experiência de “flow”, tudo o mais perde a importância e nos colocam em um estado mental altamente organizado e satisfatório.Pode parecer algo simples, mas a felicidade tem um grande impacto na vida das crianças e adolescentes, assim como em suas famílias. Fornecer atividades que fluem transporta o indivíduo para uma nova realidade, impelindo-a para níveis mais avançados de desempenho e de estados de consciência, permitindo-os vivenciar situações intrinsecamente significativas e libertadoras.Durante a idade escolar, alguns alunos que apresentam Altas Habilidades e Superdotação podem ter dificuldades no seu processo de desenvolvimento e aprendizado, o que é prejudicial para a autorealização e felicidade desse aluno.Porém, o problema não está na criança! Ela precisa de cuidados e atenção especiais, para que todo o seu potencial seja despertado. Esse é o foco do trabalho do Instituto Virgolim: identificar, desenvolver, acompanhar, facilitar e, finalmente, permitir que essas crianças e adolescentes sejam felizes.A felicidade é a chave para o desenvolvimento. Essa é a nossa pedagogia. Pedagogia da Felicidade.

Missão

Promover a Identificação, Desenvolvimento, Conscientização e a Valorização das Altas Habilidades e Superdotação no Brasil e no mundo

Visão

Ser reconhecido como um Instituto Brasileiro referência técnico-cientifico na identificação, desenvolvimento, conscientização e Valorização de pessoas com altas habilidades e superdotação, a serviço do melhor aproveitamento de seu elevado potencial para o desenvolvimento do nosso país e a construção de sua autorrealização.

Valores

Ética,

Competência

Pertencimento

Autorrealização

Impacto Social.