Trilha de Enriquecimento

 

A Trilha é uma jornada de estimulação, vivência e aprofundamento, que visa despertar o máximo potencial do seu filho, deixando-o feliz e realizado com o próprio desenvolvimento. Ela acontece em um bucólico terreno de chácara, onde a criança tem oportunidade de conviver com a natureza e desenvolver suas habilidades de forma natural e ecológica. A Trilha é uma jornada de estimulação, vivência e aprofundamento, que visa despertar o máximo potencial do seu filho, deixando-o feliz e realizado com o próprio desenvolvimento. Ela acontece em um bucólico terreno de chácara, onde a criança tem oportunidade de conviver com a natureza e desenvolver suas habilidades de forma natural e ecológica.

 

A Trilha é uma jornada de estimulação, vivência e aprofundamento, que visa despertar o máximo potencial do seu filho, deixando-o feliz e realizado com o próprio desenvolvimento. Ela acontece em um bucólico terreno de chácara, onde a criança tem oportunidade de conviver com a natureza e desenvolver suas habilidades de forma natural e ecológica.

 

 

COMO FUNCIONA A TRILHA?

Durante as atividades da trilha, mapeamos interesses, habilidades e perfil de estilos, modalidades e estratégias de aprendizagem para que cada aprendiz seja direcionado aos grupos de Enriquecimento.

Por meio de vivências e atividades dinâmicas e lúdicas, os aprendizes serão expostos a uma grande variedade de tópicos e atividades que normalmente não fazem parte do currículo da escola regular. O aluno poderá aplicar seus interesses e ideias criativas em um tópico ou área do conhecimento da sua escolha para desenvolver projetos específicos que serão trabalhados em maior profundidade e abrangência, nos quais se estabelece o papel de aprendiz em primeira mão.

Atenção especial e um cuidadoso planejamento são necessários para estimular as áreas fracas ou de dificuldades do aprendiz, de forma que ele desenvolva a confiança em si mesmo e as competências necessárias para vencer barreiras e limitações. Atenção, concentração, psicomotricidade, flexibilidade de pensamento, resistência à frustração, desenvolvimento de estratégias cognitivas e emocionais para a elevação da autoestima e habilidades de pensamento criativo são alguns dos aspectos trabalhados na intervenção.

 

DESPERTE O POTENCIAL MÁXIMO DO SEU FILHO

A trilha de enriquecimento é bem completa. Seu principal diferencial é a sua equipe multidisciplinar, que envolve psicólogos, neuropsicólogos, pedagogos, psicopedagogos e neuropsicopedagogos altamente qualificados para despertar o máximo potencial do seu filho. As atividades são desenvolvidas em pequenos grupos, orientadas por uma psicopedagoga e apoiadas pelo olhar atento e amoroso de um psicólogo. 

 

A trilha de enriquecimento é um trabalho baseado no Modelo de Enriquecimento Escolar de Joseph Renzulli e compreende três etapas, denominadas de Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3:

 

1ª ETAPA

ATIVIDADES DO TIPO 1

O que é?

O Enriquecimento do Tipo I implica em atividades gerais e exploratórias, delineadas para estimular a curiosidade da criança e propiciar vivências de “flow”. Seu principal objetivo é o de expor os alunos a uma grande variedade de disciplinas, tópicos, pessoas, lugares, eventos, ocupações e passatempos que normalmente não fazem parte do currículo da escola regular. Esta abordagem tem três importantes objetivos: 

  • Dar oportunidade a todos os alunos de participar de alguma experiência de enriquecimento curricular que seja de seu real interesse; 
  • Enriquecer a vida dos estudantes por meio de experiências que usualmente não fazem parte do currículo da escola regular; e 
  • Estimular novos interesses que possam levar o aluno a aprofundá-los em atividades criativas e produtivas posteriores (Tipo III).

Como são desenvolvidas as atividades do Tipo 1?

O enriquecimento do Tipo 1 é feito por meio de estimulações cognitivas com jogos, experimentos, atividades psicomotoras, oficinas criativas, oficinas de arte, oficinas agroflorestais… etc, dentro das competências de nossos profissionais. A estimulação cognitiva visa primordialmente estimular as funções executivas (memória, planejamento, controle inibitório, flexibilidade cognitiva etc.), além de linguagem, raciocínio lógico e abstrato, raciocínio criativo, habilidades sociais, noções espaciais, corporais, cinestésicas, naturalísticas e sensoriais.

 

2ª ETAPA

ATIVIDADES DO TIPO 2

O que é?

O Enriquecimento do Tipo II consiste de técnicas, materiais instrucionais e métodos designados a três grandes áreas, para se promover: 

  • O desenvolvimento dos processos de pensamento de nível superior; habilidades gerais de pensamento crítico, resolução de problemas e pensamento criativo; 
  • Habilidades especificas de “como fazer”, ou seja, como conduzir pesquisas, classificar, analisar dados e tirar conclusões, entendendo o processo cientifico; e desenvolver  habilidades de comunicação, a fim de que sua produção possa ter impacto sobre determinadas audiências.
  • Processos relacionados ao desenvolvimento pessoal, afetivo e social do aluno desenvolvendo valores morais tais como sentir, apreciar, valorizar, respeitar, cooperar.

 

3ª ETAPA

ENRIQUECIMENTO DO TIPO 3

O que é?

As atividades de Enriquecimento do Tipo III são planejadas para o aluno que demonstra um grande interesse em estudar com maior profundidade uma área do conhecimento; que esteja pronto para dedicar grande parte do seu tempo para a aquisição de um conteúdo mais avançado; e que queira participar de um processo de treinamento mais complexo, no qual assume o papel de aprendiz em primeira-mão. Assim sendo, entre as metas das atividades de Enriquecimento de Tipo III, destacam-se a oportunidade para que o aluno possa: 

  • Aplicar seus interesses, conhecimentos, ideias criativas e motivação em um problema ou área de estudo de sua escolha; 
  • Adquirir um conhecimento avançado a respeito do conteúdo e metodologia próprios a uma disciplina, área de expressão artística ou estudos interdisciplinares em particular; 
  • Desenvolver produtos autênticos, com o objetivo de produzir determinado impacto em uma audiência pré-selecionada; 
  • Desenvolver habilidades de planejamento, organização, utilização de recursos, gerenciamento de tempo, tomada de decisões e auto-avaliação; e 
  • Desenvolver motivação/ envolvimento com a tarefa, autoconfiança e sentimentos de realização criativa, e habilidade de interagir efetivamente com outros alunos, professores e pessoas com níveis avançados de interesse e conhecimento em uma área comum de envolvimento.

Nesta etapa buscamos mentores, profissionais externos e empresas para apoiar o grupo no desenvolvimento do projeto e implementá-lo na vida real.

 

SAIBA MAIS DETALHES

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato.