Intervenção

Alunos com Altas Habilidades e Superdotação e também os que apresentam dupla condição (AH e TEA; AH e TDAH; AH e dificuldades de Aprendizagem etc) precisam, muitas vezes, de aprimoramento de habilidades e funções executivas que se estabelecem como áreas de fraqueza e que exigem atenção, a fim de que não tragam impacto negativo no desenvolvimento dos potenciais do indivíduo. A intervenção envolve a prática guiada de tarefas com objetivo de aumentar, manter ou desenvolver funções cognitivas específicas, como atenção, memória, controle inibitório, planejamento, flexibilidade de pensamento, regulação de emoções e outras. Inclui ainda:
  1.  psicoterapia individual ou em grupo; 
  2. terapia familiar;
  3. coaching para adultos;
  4. intervenção e reabilitação cognitiva;
  5. terapia de base comportamental (TCC) e ABA na dupla condição de AH e TEA
  6. estimulação psicopedagógica;
  7. acompanhamento escolar psicopedagógico para crianças e adolescentes;
  8. intervenção para psicomotricidade fina e grossa; 
  9. intervenção nos transtornos de neurodesenvolvimento (de aprendizagem, da linguagem, da alfabetização); alfabetização com movimento; 
  10. terapia nutricional para seletividade alimentar; 
  11. vivência terapêutica com elementos da natureza (por exemplo cultivo da agrofloresta, horta, jardinagem; trilha senso-perceptiva; banho de floresta); nutrição integrativa; agricultura familiar;
e outras.
Atividades de interface na Intervenção: 
  1. Plano de Ensino Individualizado (PEI): Embora a legislação brasileira (LDB 9394/96) preconize que as escolas devam diferenciar o currículo para os alunos da Educação Especial, muitas delas não o fazem. O iVirgolim preenche esta lacuna, oferecendo aos pais a possibilidade de trabalhar junto à escola, com a participação da família e do aluno na confecção do PEI. Além disso, o iVirgolim oferece acompanhamento bimestral do aluno com visita à escola, certificando-se de que o Plano está sendo cumprido e ajustado conforme a demanda.
  2. Avaliação Diagnóstica: Este serviço é oferecido pelo pedagogo quando o aluno necessita de aceleração de estudos (mudança de série). Inicialmente é feita uma avaliação das áreas curriculares que o aluno domina, em relação ao ano escolar em curso. São analisadas as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os pré-requisitos exigidos pela escola para o ano escolar pretendido. Um projeto é então delineado, em parceria com a escola, trabalhando-se com a compactação do currículo, vivências e avaliação da aprendizagem em cada disciplina. O relatório final fundamenta as habilidades da criança para o ano pretendido. Apoio psicológico e escolar são oferecidos durante e após o processo.
  3. Supervisão e organização escolar: este serviço é oferecido pelo pedagogo diretamente ao aluno, dando suporte para a organização da agenda de estudos, elaboração de estratégias individuais de aprendizagem, formação do hábito de estudo e supervisão escolar.  
  4. Orientação parental: Este serviço pode ser oferecido tanto pelos psicólogos quanto pelos psicopedagogos clínicos do iVirgolim, com o intuito de oferecer apoio aos pais na educação dos seus filhos superdotados; na organização familiar; nas questões de relacionamento familiar e rivalidade entre irmãos; na imposição de limites adequados; na escolha da escola; na estimulação cognitiva de bebês; no processo de alfabetização; na comunicação não-violenta; nas questões de sexualidade e gênero; na estimulação cognitiva na dupla condição; e ainda nas questões nutricionais e seletividade alimentar.
  5. Orientação vocacional: Serviço oferecido por psicólogos para adolescentes e adultos, que envolve: testes psicométricos, jogos, atividades psicodramáticas; grupos de discussão sobre profissões; oportunidades de estágio e emprego; e intercâmbio dentro e fora do país.  
  6. Mentoria: Serviço oferecido por profissionais especializados e qualificados dentro da área de interesse da criança, adolescente ou adulto, com vistas ao desenvolvimento aprofundado da área de interesse e expertise. Uma ampla rede de apoio é utilizada para essa indicação. 
  7. Coaching: Serviço oferecido por profissionais de áreas diversas, como de   psicologia, administração, gestão de pessoas, neurociência, recursos humanos, planejamento estratégico, podendo ser oferecido para adolescentes e adultos. 
  8. A metodologia visa a conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual, financeiro e em transição de carreira. O processo de Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar crenças limitantes, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.
  9. Enriquecimento cognitivo para idosos: Este serviço é oferecido por psicólogos e psicopedagogos clínicos do iVirgolim, com o intuito de oferecer oportunidades para os idosos desenvolverem seus talentos em áreas artísticas e acadêmicas, com estimulação dos potenciais de forma individual ou em pequenos grupos.