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Quem são os Superdotados ?

As altas habilidades e superdotação é um fenômeno complexo, resultado de componentes tanto genéticos quanto ambientais. Enquanto o termo “Superdotação” faz referência aos aspectos inatos e genéticos da inteligência e da personalidade, o termo “Altas Habilidades” enfatiza os aspectos que são moldados, modificados e enriquecidos pelo papel do ambiente. Os dois termos são intercambiáveis, uma vez que não sabemos especificar, em nossos comportamentos e atitudes, quais aqueles que foram herdados e quais adquiridos.

Sabemos, no entanto, que, sob o efeito dos encorajamentos adequados, de um ambiente enriquecido e da devida estimulação mental, sensorial e física, os neurônios cerebrais interligados crescem e se ramificam, trazendo consequências sociais e educacionais positivas para a criança.

Entendemos a superdotação como uma condição de desenvolvimento neuronal atípico, que implica em um desenvolvimento acelerado, supersensível e diferencialmente conectado das funções do cérebro, produzindo um nível diferenciado de cognição, percepção, emoção, sensação e intuição.

Desta forma, são também diferenciadas suas funções cognitivas (intelectuais e criativas), funções executivas (atenção, memória, linguagem, percepção visual e auditiva, planejamento, flexibilidade de pensamento, controle inibitório, atividade motora, entre outras) e funções conativas (personalidade, motivação, comprometimento com a tarefa, habilidades sociais e afetivas, entre outras).

É necessária uma adequada triangulação de instrumentos para abarcarmos todas essas esferas do potencial humano.