Enriquecimento (Estimulação)

O iVirgolim oferece às pessoas com AH a oportunidade de desenvolverem seus potenciais, participando tanto de atividades individuais quanto de grupo. O enriquecimento pressupõe o fornecimento de uma variedade de experiências de aprendizagem enriquecedoras que estimulem o potencial dos alunos e que normalmente não são apresentadas no currículo regular; e objetivam tornar  o  processo  educativo o mais individualizado possível, sem perder de vista parâmetros como as exigências  do  sistema  de  ensino  e  as  necessidades  sócio-afetivas  do  aluno. As atividades de enriquecimento estão baseadas no Modelo Triádico de Renzulli e Reis e compreendem três tipos:
  1. O Enriquecimento Escolar do Tipo I tem como objetivo principal ampliar os horizontes e interesses dos alunos, expondo-os a uma grande variedade de disciplinas, tópicos, pessoas, lugares, eventos, ocupações e passatempos. Com esta abordagem pretende-se: 
  •  Dar oportunidade aos alunos de participarem de alguma experiência de enriquecimento curricular que seja de seu real interesse;
  •  Enriquecer a vida dos estudantes através de experiências que usualmente não fazem parte do currículo da escola regular, e 
  •  Estimular novos interesses que possam levar o aluno a aprofundá-los em atividades criativas e produtivas posteriores (Tipo III).
      2. O Enriquecimento Escolar do Tipo II consiste de técnicas, materiais instrucionais e métodos designados para se promover o desenvolvimento dos processos de pensamento de nível superior; habilidades específicas de como conduzir pesquisas e utilizar referências, e processos relacionados ao desenvolvimento pessoal, afetivo e social do aluno. Especial atenção é dada à estimulação socioemocional, com atividades organizadas, individualmente ou em grupo, para o fortalecimento do autoconceito positivo e da autoestima, da identidade superdotada, da resiliência, do amor e da cooperação, desenvolvimento de valores morais e sociais, etc. As atividades de enriquecimento de Tipo II têm como objetivo: 
  • desenvolver nos alunos as habilidades gerais de pensamento crítico, resolução de problemas e pensamento criativo; 
  • desenvolver uma  grande  variedade  de  aprendizagens  específicas  de  “como  fazer”,  tais  como  tomar notas, entrevistar, classificar e analisar dados, tirar conclusões etc., necessárias ao processo científico; 
  • desenvolver habilidades avançadas para a aprendizagem de materiais de referência, tais como resumos, catálogos, registros, guias, programas de computador, Internet, etc.,  
  • desenvolver habilidades de comunicação escrita, oral e visual, a fim de que a produção do aluno tenha maior impacto sobre determinadas audiências; desenvolver os processos afetivos, sociais e morais, tais como sentir, apreciar, valorizar, respeitar.
3. As atividades de Enriquecimento  do  Tipo  III  são  planejadas  para  o  aluno  que demonstra um grande interesse em estudar com maior profundidade uma área do conhecimento; que esteja pronto para dedicar grande parte do seu tempo para a aquisição de um conteúdo mais avançado, e que queira participar de um processo de treinamento mais complexo, no qual assume o papel de aprendiz em primeira-mão. Assim sendo, entre as metas das atividades de Enriquecimento de Tipo III, destacam-se a oportunidade para que o aluno possa: 
  • aplicar seus interesses, conhecimentos, ideias criativas e motivação em um problema ou área de estudo de sua escolha; 
  • adquirir um conhecimento avançado a respeito do conteúdo e metodologia próprios a uma disciplina,  área  de  expressão  artística  ou  estudos  interdisciplinares  em  particular; 
  • desenvolver produtos autênticos, com o objetivo de produzir determinado impacto em uma  audiência  pré-selecionada;  
  • desenvolver habilidades de  planejamento,  organização,  utilização  de  recursos,  gerenciamento  de  tempo,  tomada  de  decisões  e  autoavaliação,  e  
  • desenvolver motivação/envolvimento com  a  tarefa,  autoconfiança e sentimentos de realização criativa, e habilidade de interagir efetivamente com outros alunos, professores e pessoas com níveis avançados de interesse e conhecimento em uma área comum de envolvimento.
As atividades de enriquecimento oferecidas pelo iVirgolim compreendem, entre outras: 
  • Provisão de atividades com o aluno dentro da área de interesse, tanto de forma individual quanto em grupo; desenvolvimento de projetos com investigação científica de problemas reais para uma audiência real (Enriquecimento dos Tipos 2 e 3); trabalho de enriquecimento escolar, com maior abrangência e aprofundamento 
  • grupos de estimulação das funções cognitivas (inteligência, criatividade e motivação) 
  • oficinas de criatividade (habilidades de pensamento criativo); 
  • estimulação de funções executivas (atenção, memória, planejamento, flexibilidade de pensamento, controle inibitório etc) por meio de jogos e atividades de cunho pedagógico (bebês, crianças, jovens, adultos e idosos);
  • oficinas acadêmicas: xadrez; biologia, matemática, astronomia, química, linguagens, idiomas; escrita criativa; 
  • oficinas artísticas: artes plásticas, dança, música, teatro, fotografia, cinema, vídeo, artesanato; maquiagem artística;
  • espaço maker: artesanato, criações livres com sucata, montagens, maquetes, esculturas etc; 
  • reciclagem e brincadeiras sustentáveis; jogos cooperativos; brincadeiras ecológicas; ludicidade; jogos com sucatas; 
  • oficinas tecnológicas: legos educativos, robótica, animação, games;
Atividades de interface nas Oficinas e Eventos: O iVirgolim oferece oficinas específicas e pontuais durante a semana, que podem abranger diversas atividades de Enriquecimento (dos Tipos 1, 2 ou 3), tanto para os alunos identificados quanto para seus familiares; e também Eventos comemorativos para a comunidade, com a finalidade de trazer visibilidade para as atividades do iVirgolim. Dentre as oficinas destacam-se:
    1. oficina de criatividade; ludicidade e criatividade;
    2. oficina científica de nutrição;
    3. campeonatos de xadrez; de matemática; de redação; clube do livro;
    4. acampamento; observação noturna de astros com o uso de telescópio; observação da natureza com o uso de microscópio; 
    5. escrita criativa; lettering; scrapbook; 
    6. costura, patchwork, bordado, macramê;
    7. ateliê de artes: pintura; desenho; caricatura; argila; mosaico;
    8. fotografia; animação; cinema;
    9. música; musicalização infantil; 
    10. teatro; dança; mímica; maquiagem artística;
    11. Yoga; tai-chi-chuan; meditação;
    12. capoeira; tae-ken-do; futebol; basquete;
    13. educação ambiental; jogos cooperativos; hortas e produção de mudas; reciclagem; minhocário; compostagem;
    14. jogos com sucata;
    15. escrita criativa e literárias;
    16. nutrição integrativa; gastronomia;
    17. oficina de profissões para adolescentes;
    18. oficinas de idiomas;
e muitas outras.