Marca Instituto Virgolim

Para Altas Habilidades e Superdotação

Altas Habilidades/superdotação - Um diálogo pedagógico urgente

Altas Habilidades/superdotação

Um diálogo pedagógico urgente

Virgolim, A.M.R. (2019)
Curitiba
Intersaberes
Uma pequena, mas ainda significativa, parcela da população mundial é composta por indivíduos com altas habilidades, ou seja, que têm capacidades natas excepcionais.
Contudo, no Brasil, a maior parte dos profissionais da educação não está apta para reconhecer esses alunos e, muito menos, para guiá-los em seu desenvolvimento, resultando no desperdício de talentos extraordinários e que poderiam contribuir para o avanço do nosso país.
Acompanhe-nos nesta pesquisa sobre a superdotação e investigue temas como a identificação de superdotados e as particularidades cognitivas e afetivas desses alunos.
Altas Habilidades/Superdotação - Processos Criativos, Afetivos e Desenvolvimento de Potenciais

Altas Habilidades/Superdotação

Processos Criativos, Afetivos e Desenvolvimento de Potenciais

Virgolim, A.M.R. (2018)(Org.)
Curitiba
Juruá
Altas Habilidades/Superdotação: Processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais é um livro amplo, diversificado, cujos temas perpassam áreas como educação, psicologia e neurociências, a fim de abarcar o complexo universo da pessoa com altas habilidades/superdotação. Os autores são renomados pesquisadores, apaixonados pelos seus temas de pesquisa, que não pouparam esforços para traduzir esta paixão em forma de relatos empíricos, estudos de caso, reflexões e propostas para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais desta população nos mais variados contextos. Situações de aprendizagem nos diversos níveis de ensino, incluindo a universidade; criatividade, ludicidade, expertise, questões de gênero, dupla excepcionalidade (ou dupla condição), as políticas educacionais e os aspectos sociais e afetivos estão entre os tópicos aqui discutidos, trazendo, em uma linguagem transdisciplinar, um rico material de reflexão aos leitores. Desta forma, este é um livro útil para os diversos profissionais que lidam com a superdotação, sejam professores, psicólogos, profissionais da área de saúde, médicos, pediatras, estudantes de graduação e pós-graduação, pais ou pessoas interessadas em conhecer a área com mais profundidade e abrangência.
Cabrum! Chuva de Ideias! - Desenvolvendo a Criatividade das Crianças

Cabrum! Chuva de Ideias!

Desenvolvendo a Criatividade das Crianças

Virgolim, A.M.R. (2014)
Curitiba
Juruá
A escola do século XXI não pode fechar os olhos para o tremendo impacto da criatividade no mundo atual. Se pensar de forma convergente e lógica é fundamental para a aprendizagem, por outro, a solução de muitos problemas do mundo atual depende de um pensamento divergente e imaginativo. Acreditamos que a criatividade em seus aspectos da geração de muitas ideias diferentes e originais, aliada ao humor, ao prazer e ao brincar, devem fazer parte obrigatória de um currículo que busca preparar o jovem para viver no mundo de amanhã. O livro Cabrum!! Chuva de ideias! Desenvolvendo a Criatividade das Crianças é um instrumento útil para educadores e pais usarem com suas crianças, de forma a mostrar a elas que o mundo pode ser bem mais amplo e interessante quando se sentem livres para criar, imaginar e brincar com suas ideias e emoções.
Altas Habilidades/Superdotação - Manual para Guiar o Aluno desde a Definição de um Problema até o Produto Final

Altas Habilidades/Superdotação

Manual para Guiar o Aluno desde a Definição de um Problema até o Produto Final

Burns, D. (2014)
Curitiba
Juruá
Coordenação e Revisão: Angela Virgolim
Tradução: Danielle Lossio de Araújo e Luiane Daufenbach Amaral
Este é um livro essencialmente prático, que busca apresentar aos professores, em dez lições, formas, sugestões e trajetórias para desenvolver a capacidade de investigação em seus alunos, começando na sala regular e se estendendo à sala de recursos; e almeja propiciar aos alunos com altas habilidades/superdotação um melhor entendimento do que se espera deles nesses contextos.
 
O manual se encontra embasado no Modelo de Enriquecimento Escolar de Joseph Renzulli, que foi adotado no Brasil pelo MEC em 2005, quando o Ministério da Educação implementou os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) em todos os estados brasileiros. Desta forma, as dez lições aqui apresentadas ajudam o professor da sala de recursos a desenvolver passo a passo um caminho que perpassa pelos interesses individuais do estudante, suas áreas fortes e áreas de motivação, para chegar, então, ao delineamento de um p ojeto de investigação, pautado em necessidades reais do mundo atual. O estudante é levado a compreender o que significam projetos do tipo I (Atividades Exploratórias Gerais), do Tipo II (Atividades de Treinamento) e do Tipo III (Investigação de Problemas Reais). O livro conta ainda com um link com fotos, pôsteres e formulários de exercícios que auxiliarão o professor nessa tarefa inicial (disponível para download).
Altas habilidades/superdotação inteligência e criatividade - Uma visão multidisciplinar

Altas habilidades/superdotação inteligência e criatividade

Uma visão multidisciplinar

Virgolim, A.M.R. (2014)
Campinas
Papirus
Ganhadora do Prêmio Jabuti 2015 - Educação e Pedagogia, essa obra reúne o conhecimento e a experiência de profissionais e estudiosos das mais diversas áreas, como psicologia, educação, neurociências e medicina, para refletir e discutir sobre a superdotação, a inteligência e a criatividade humanas. Os autores buscam elucidar mitos, confrontar e analisar teorias, modelos e perspectivas, além de discutir propostas práticas de atuação que visam fomentar o desenvolvimento das habilidades individuais durante a infância e a adolescência. O leitor obtém assim uma visão com a amplitude e a profundidade que são inerentes à complexidade dos temas, mas com uma linguagem transdisciplinar, que possibilita a compreensão, o encontro e o diálogo entre diferentes saberes. O livro se destina aos profissionais da educação, da psicologia e da saúde, mas também a todos os interessados no desenvolvimento emocional e cognitivo do homem e que acreditam na importância da implementação de caminhos sociais e políticos para a sua estimulação.
Toc, toc... Plim, plim! - Lidando com as emoções, brincando com o pensamento através da criatividade

Toc, toc... Plim, plim

Lidando com as emoções, brincando com o pensamento através da criatividade

Virgolim, A.M.R. (1999/2014)
Campinas
Papirus
Esse é um livro sobre o prazer de criar. Resulta de uma série de reflexões acerca da prática das autoras em Psicologia da Criatividade e tem o propósito de desmistificar ideias errôneas associadas ao ato de criar. Constituída de exercícios inteligentes e lúdicos, a obra também se propõe a instrumentar os profissionais da educação para o desenvolvimento de habilidades criativas. Sob a orientação de professores, possibilita ao estudante a oportunidade de se tornar agente do conhecimento, pois estimula o aluno a propor suas próprias ideias, e não apenas a responder ao que foi solicitado. Em contextos terapêuticos, é material de apoio para psicólogos. Fora da sala de aula, não há qualquer recomendação a ser feita quanto ao uso desse livro, pois o trabalho foi elaborado com o seguinte objetivo: "é pegar e brincar com ideias, pensamentos e emoções".
Altas Habilidades/Superdotação - Encorajando potenciais

Altas Habilidades/Superdotação

Encorajando potenciais

Virgolim, A.M.R. (2007)
Brasília
MEC
Em 2007, com o intuito de subsidiar as ações voltadas para a área e difundir informações para auxiliar nas práticas de atendimento ao aluno com altas habilidades e superdotação, desenvolvemos, a pedido da Secretaria de Educação Especial do MEC (com recursos do Programa de Apoio à Pesquisa em Educação Especial – PROESP), uma série de quatro volumes de livros didático-pedagógicos denominados A construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/ Superdotação. Encorajando Potenciais é o primeiro volume desta série, onde a autora propõe, em uma linguagem simples e direta, esclarecer, principalmente para os pais e para os educadores que atuam nos NAAH/S, sobre o desenvolvimento de potenciais. Os capítulos endereçam as seguintes perguntas: Por que investir na educação de alunos com altas habilidades e superdotação? (Discute o papel da família, da escola e da sociedade no desenvolvimento dos talentos). O que as palavras querem dizer? (Esclarece o significado de tantas palavras diferentes – superdotado, precoce, prodígio, gênio, entre outras). Como reconhecer uma criança superdotada? (Apresenta as características cognitivas e afetivas do superdotado, assim como suas necessidades sócio-emocionais). Encorajando potencialidades (focaliza o encorajamento das potencialidades, mostrando a relação da superdotação com a inteligência e como ela é vista pelos teóricos nos dias atuais).