Marca Instituto Virgolim

Para Altas Habilidades e Superdotação

Avaliação Psicológica:

O Instituto Virgolim oferece avaliação psicológica das habilidades cognitivas de crianças, jovens e adultos.

  1. Anamnese: A primeira sessão é feita apenas com os pais, que são acolhidos, ouvidos e orientados. Nessa conversa os pais trazem as especificidades e particularidades do filho, os comportamentos indicativos de superdotação que observaram e compartilham vídeos da criança ou jovem realizando atividades do interesse ou dentro da área de aptidão, assim como materiais escritos ou digitais que demonstrem as habilidades na visão dos pais.
  2. Mapeamento: Os pais preenchem o Instrumento de Mapeamento das Habilidades da Criança/Jovem e recebem o folder: “Pai de superdotado. Quem, eu?” e são esclarecidos sobre as características de superdotação, refletindo sobre questões sociais e afetivas e cognitivas do universo do filho. O Questionário de Anamnese (impresso ou via) é entregue ou enviado por e-mail para preenchimento, sendo discutido em sessões posteriores.
  3. Avaliação: A avaliação psicológica da criança ou jovem que apresenta indicadores de altas habilidades e superdotação. São realizadas em sessões individuais com a criança ou jovem para a investigação do potencial cognitivo. A avaliação psicológica é feita por meio do uso de testes psicométricos (avaliação quantitativa) recomendados pelo Conselho Federal de Psicologia (inteligência, criatividade e motivação) e triangulados com a aplicação de escalas de características, checklists, jogos pedagógicos e atividades criativas (avaliação qualitativa); e ainda com dados obtidos em outros contextos (escola; clínicas, se a criança estiver em acompanhamento por outros profissionais)
  4. Laudo psicológico: Neste relatório, são apresentados os resultados dos testes psicométricos e dos testes psicopedagógicos, agrupados com os dados coletados na avaliação qualitativa. Os resultados são analisados à luz das modernas teorias sobre altas habilidades apontadas na literatura e discutidos com relação às áreas fortes da criança/jovem.
  5. Sessão Devolutiva: Os pais recebem o laudo psicológico, que é discutido com relação à problematização inicial. São oferecidos: extensa recomendação de textos autorais e textos de renomados autores brasileiros e estrangeiros; livros selecionados na área; artigos científicos, capítulos de livros, reportagens de interesse; recomendação de leituras e jogos de estimulação para as crianças, de acordo com a idade.
  6. Indicações e orientações: O Instituto faz o apoio entre a família e a escola, entrando em contato com a coordenação e se disponibilizando para orientar a escola quanto à aplicação do PEI - Plano de Ensino Individualizado. Indicação de profissionais parceiros (psicopedagogo, psicólogo, neuropsicólogo, nutricionista etc.) em casos onde um acompanhamento específico se faz necessário.